domingo, 23 de maio de 2010

Igreja da Trindade

Em 1803 edificava-se, sob o risco de CARLOS AMARANTE, a Igreja da Trindade. A Ordem Trinitária substituíra a Ordem Terceira de S. Domingos, extinta em 1755, depois de grandes conflitos com os Dominicanos, mas só nos alvores do século XIX, se veio aqui estabelecer no Laranjal. A Igreja da Trindade é uma igreja da cidade do Porto em Portugal.
Construída durante todo o século XIX, segundo projecto do arquitecto Carlos Amarante (que está sepultado nesta igreja). A igreja foi aberta ao culto a 5 de Junho de 1841.
Na capela-mor destaca-se o painel de grandes dimensões do pintor José de Brito, representando o Baptismo de Cristo.
Esta é uma das igrejas mais imponentes da cidade, pelas suas enormes proporções, já que está integrada num complexo hospitalar da Ordem Terceira da Santíssima Trindade, fundada em 1755. Ocupa um quarteirão inteiro e o edifício foi projectado pelo engenheiro militar Carlos Amarante, no início do séc. XIX, ainda que só tenha sido terminado no séc. XX. Tem um estilo neoclássico com influências barrocas. A entrada é precedida por um pórtico com três arcos, sobre o qual se levanta a torre, com sinos e relógio. No interior há vários retábulos barrocos de talha dourada, destacando-se o Maior, obra do arquitecto José Marques da Silva, que representa o baptismo de Cristo. Esta igreja encontra-se justamente em frente da fachada posterior da Câmara Municipal.


Bem-haja


Sem comentários:

Enviar um comentário