Acima Fotografia Nocturna da Casa da Cultura de Gaia/Casa Barbot. Bem-haja
» OPORTO AND "GAIA" MORE "VILA NOVA" - (VILA NOVA DE GAIA) » CITIES OF PORTUGUESE COAST OF RIVER DOURO - PORTUGAL
Artista galego Otero expõe "Paisagens da Galiza" na Casa Barbot.
BIOGRAFIA
D. Manuel Clemente foi nomeado por Bento XVI como novo Bispo do Porto, sucedendo a D. Armindo Lopes Coelho, que renuncia por ter ultrapassado o limite dos 75 anos de idade previsto no Código de Direito Canónico. Nascido em Torres Vedras e, até agora, Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Manuel Clemente faz questão de sublinhar que o Porto não lhe é completamente estranho: "Tenho alguma ligação ao Porto - a minha mãe é portuense e sempre nos lembrou isso". Em entrevista ao Programa ECCLESIA, D. Manuel Clemente assinala que "as expectativas estão todas na graça de Deus. Eu aproveito para retomar aqui os termos da saudação que enviei à Diocese, nesta circunstância, dizendo que o meu único programa é «conhecer, amar e servir a Diocese do Porto» ". O novo Bispo do Porto quer "estar perto das pessoas, das instituições, dos padres, dos consagrados, das consagradas, das famílias e isso é um trabalho a que me dedicarei com todo o gosto". "O melhor que qualquer realidade tem é o seu rosto, cada rosto", prossegue. No seu ministério episcopal, D. Manuel Clemente promete estar atento "a tudo aquilo que o Espírito vai suscitando nesta grande Diocese", tentando que tudo isso se faça "em convergência, em unidade, não só para os que estão na Igreja, Corpo de Cristo, mas também como serviço à sociedade, enquanto sinal, fermento e instrumento de unidade e aproximação entre as pessoas". A sua nova missão será feita a partir da convicção de que esta é uma tarefa de amor, que brota "do amor de Cristo pela Igreja". De partida para uma realidade diferente, o novo Bispo do Porto prefere sublinhar a "igualdade de origem", porque a Igreja é do mesmo Deus, e a "unidade" de todos os cristãos, por força da acção do Espírito de Jesus Cristo. Ser "Bispo do Porto", com toda a carga simbólica do título, associado a figuras como António Ferreira Gomes, não intimida D. Manuel Clemente: "O Espírito é o mesmo, o Espírito que trabalhou nessa e noutras grandes figuras da Diocese do Porto é o mesmo Espírito que trabalhará em mim. Depois, o que as circunstâncias produzirem, logo se verá". Saudação Na primeira saudação que dirige à Diocese, D. Manuel Clemente refere que vai dedicar à sua nova missão "tudo quanto tenha de coração e espírito". O prelado explica o propósito de "conhecer, amar e servir a Diocese do Porto". "Conhecê-la na qualidade e circunstância de cada sector, geográfico, social e cultural. Amá-la, com o amor de Cristo esposo, que se entrega com quanto é e tem. Servi-la, aproximando e unindo o muito que o Espírito vai suscitando em cada um dos fiéis, das comunidades e iniciativas que tanto enriquecem a Igreja portucalense", escreve. Nesta saudação, o prelado inclui também todos os crentes de outras confissões e credos que vivem na diocese do Porto, "ciente de que a fé em Deus é o melhor alicerce e incentivo da nossa fraternidade e solidariedade".
As portas da 80ª Feira do Livro do Porto estão abertas. Sejam bem-vindos à grande festa do livro e da leitura! Durante 20 dias a Avenida dos Aliados vai receber um programa cultural rico, temperado pela música e pelo cinema, com áreas de actividades e lazer convidativas ao convívio entre os livros. Os pequenos leitores poderão também contar com um espaço e actividades à sua medida. Numa visita à Feira em família ou em grupos escolares, serão muitas as iniciativas lúdicas ou pedagógicas à sua espera.
A Feira do Livro do Porto 2010 decorre do dia 1 ao dia 20 de Junho de 2010 na Avenida dos Aliados. Este é a 80ª edição deste evento e será organizado pela Associação Portuguesa de Editores e livreiros (APEL). A Feira do Livro do Porto de 2010 vai contar com 126 pavilhões e mais de 200 participantes. Este é um evento que visa promover e difundir livros e obras multimédia em língua portuguesa estimular os hábitos de leitura dos portugueses. Horário de funcionamento da Feira do Livro do Porto: De 2ª a 6ª Feira das 12h30 às 23h30 » Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 23h30
O ACP tem por fins a promoção do automobilismo, do motociclismo e do turismo, sobretudo no que respeita à defesa dos interesses dos seus associados em todas as situações e aspectos relacionados com aqueles objectivos.
Pálio (do latim pallium: capa ou manto, cobertura e este do verbo palliare: cobrir, vindo do grego Πάλλω: mover ligeiramente) é uma espécie de sobrecéu ou dossel portátil, feito de um quadrilongo de pano de seda, com abas pendentes e franjadas, e sustentado por varas, para ser levado à mão e que serve para cobrir, como sinal de distinção e honra, nos cortejos e procissões solenes, a pessoa ou objecto que mais se pretende honrar. As varas do pálio são sustentadas pelos paliários (palliales). O Pálio é usado, principalmente, nas procissões religiosas para cobrir o Santíssimo Sacramento ou a imagem do Senhor Morto. Nas cortes é usado para cobrir os imperadores, reis e príncipes, nas ocasiões de paradas.
Mais estandartes de movimentos seculares Cristãos, Católicos das diversas paróquias da Diocese do Porto em Portugal. A palavra símbolo significa marca, sinal e ainda estandarte. Dá-se este nome à profissão de fé dos cristãos, à fórmula que resume suas crenças por ser ela um sinal ou marca que serve para os distinguir dos infiéis. O símbolo é também para eles um estandarte, um sinal de reunião; quando a sua fé é atacada, agrupam-se em redor dele, como soldados junto da bandeira.
Preparação para o início da procissão pelas vias públicas da cidade do Porto em Portugal, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canónico (cânon. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cânon. 395).
Igreja da Trindade é uma igreja da cidade do Porto em Portugal.