domingo, 16 de agosto de 2009

A Real Companhia Velha













Gaia recebeu carta de foral do rei D. Afonso III em 1255, seguindo-se Vila Nova em 1288, por decreto de D. Dinis. Em 1383, no entanto, ambas foram integradas no julgado do Porto, perdendo a sua autonomia. Reconhecida sobretudo pela pujança agrícola, teve um papel fundamental no desenvolvimento comercial do Vinho do Porto.

A Real Companhia Velha foi fundada em 10 de Setembro de 1756 por Alvará Régio de El - Rei D.. José I, sob os auspícios do Primeiro Ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e marquês de Pombal.
Formada pelos lavradores mais importantes do Alto Douro e Homens Bons da cidade do Porto, a Companhia foi encarregada da tarefa de "apoiar o cultivo das vinhas mantendo a produção na sua natural pureza, em benefício da Agricultura, do Comércio e da Saúde Pública ".
Entre os numerosos serviços prestados pela Companhia a favor do público, o mais notável, devido à sua enorme importância, foi a chamada Demarcação Pombalina na região do Douro , que se realizou entre 1758 e 1761 . Assim , a Região do Vinho do Porto foi demarcada, sendo a mais antiga região demarcada de vinhos no mundo.
A Companhia Velha é o principal produtor de vinho do Porto e o maior proprietário de terras com benefício no vale do Douro .
A Real Companhia Velha possui algumas das melhores Quintas do Douro , localizadas nas melhores áreas produtivas da região.
Quinta das Carvalhas - a maior Quinta de toda a Região do Douro , recentemente aumentada para 600 hectares.
Quinta dos Aciprestes - que se estende por mais de 2 km ao longo da margem sul do rio Douro. Na área do rio Tua.
Quinta do Casal da Granja - situada no planalto de Alijó, a uma altitude entre 520 a 640 metros, é uma enorme propriedade de superfície levemente ondulada cujo solo é privilegiado para a produção dos melhores vinhos do Porto brancos e de mesa do Douro .
Quinta do Sidrô - uma propriedade histórica comprada pela Companhia em 1972 que restaurou o "Palácio" (imponente edifício construído nos princípios do século 19) e levou a cabo um vasto programa de reconversão das vinhas, com a plantação vertical em larga escala. Graças ao traçado das vinhas e à qualidade das suas uvas, a quinta do Sidrô é actualmente considerada uma Quinta modelo na região do Douro.
No ano de 1996 a Real Companhia Velha celebrou 240 anos de existência e de ininterrupta actividade em benefício da produção e do comércio do vinho do Porto. Para trás fica uma fabulosa história e um passado glorioso. Para o futuro existe um compromisso contínuo para a qualidade e a confiança de uma Companhia bem estabelecida para continuar a fazer história.
Nota - Esta informação é do Domínio Público. Sendo preferencialmente da responsabilidade da própria entidade.
Aqui se fixaram a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e os armazéns das diversas companhias exportadoras.


Bem-haja



Sem comentários:

Enviar um comentário