quarta-feira, 5 de agosto de 2009

História do Porto








História do Porto

Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.
Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.

Clima

O Porto situa-se numa área de clima mediterrânico, com forte influência do clima atlântico, e portanto é mais fresco e chuvoso que as restantes zonas mediterrânicas. No Inverno, as temperaturas rondam entre os 5 e os 14 graus, podendo ocasionalmente descer abaixo dos 0 graus durante as noites mais frias. Durante esta estação, a chuva e o vento forte são comuns, mas podem ser intercalados com grandes períodos de dias solarengos. No Verão, as temperaturas rondam entre os 14 e os 27 graus, podendo chegar até aos 40 graus durante as mais intensas ondas de calor, normalmente em Agosto. Nesta estação, o tempo é normalmente de sol, mas pode ser interrompido com alguns dias nebulosos ou de chuva.


Foto »»» Cidade do Porto vista de Vila Nova de Gaia


Um bem-haja


1 comentário:

  1. Bom dia
    Passei por aqui e como gosto de história fiquei preso nestas primeiras.
    Gaia e os impostos.
    Porto e o seu clima.Voltarei sempre que o tempo e a vontade me permitirem estes passeios.
    Por vezes uma palavra amiga é uma ajuda e um estímulo a voos mais altos e perspicazes.

    ResponderEliminar